Exposições. Foto: Ronaldo Ribeiro |
A ONDM trouxe grandes
referências da moda, através de talk
shows com profissionais renomados das áreas de mercado, marketing e
criação. O fato de sermos o segundo maior polo produtor de moda do país, sem
dúvida, foi um fator relevante para a locação do evento. A ocasião proporcionou
ampla troca de conhecimento, além da oportunidade para pequenas, médias e
grandes empresas e também entidades, se conectarem.
Para dar início à
programação, subiu ao palco, Marcelo Caetano, da Revista Venda Mais. Uma hora
depois começou o primeiro talk show,
mediado pela colunista de economia, Estela Benetti. Um dos participantes, o presidente
da câmara de moda da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa
Catarina), Sérgio Pires, apontou dados relevantes da indústria da moda
brasileira “Hoje apenas 15% do consumo do varejo é importação, o restante é
produzido aqui”, afirmou.
A jornalista Estela Benetti comandou o talk sobre Mercado. Foto: Ronaldo Ribeiro |
A tarde continuou com o talk sobre marketing, mediado pela
jornalista Laura Coutinho. Os profissionais, Claudio Booz, diretor criativo da
Raphaella Booz, Edson Amaro da Cia. Hering, Priscila Damiani da Lança Perfume,
Edinho Vasquez da Dudalina, Jordana Damiani da Damyller e Fransérgio Martins da
Carmen Steffens, debateram sobre o atual cenário do marketing para as marcas
que representam. Claudio Booz comentou que a RB identificou a necessidade de
aliar-se cada vez mais à criação, e falou sobre o seu maior desafio. “O tempo é
a nossa maior pressão, mas temos uma equipe fantástica, muito comprometida”.
Diretor criativo da Raphaella Booz, Claudio Booz, falou sobre os desafios. Foto: Ronaldo Ribeiro |
Estilo também foi pauta na
ONDM. O bate-papo reuniu grandes estilistas como, Juliana Jabour, diretora
criativa da Lez a Lez, Tatiane Lehmann da Dimy e Alisson de Vito, da Dal Costa.
A noite fechou com chave de
ouro, com a presença dos grandes estilistas Fernanda Yamamoto e Ronaldo Fraga,
que compartilharam suas experiências. O talk
mediado pela editora sênior de moda da Revista Elle Brasil, Renata Piza, trouxe
à tona debates importantes para o mercado da moda, como por exemplo, a
exploração da mão de obra, que ocorre principalmente nas fast fashions.
Renata Piza, Ivan Jasper, Fernanda Yamamoto e Ronaldo Fraga. Foto: Gerusa Florencio |
Na ocasião Ronaldo Fraga
ressaltou que infelizmente, ainda, falta a educação para o brasileiro no
quesito cultura de moda, e esse é um fator que necessita de atenção,
principalmente por parte do governo. O estilista completou que muitas pessoas
não sabem a origem das roupas que compram, e desconhecem sobre o processo.
“Quando você compra uma saia de R$ 60 (por exemplo), não tem ideia de quanta
exploração passou por ali, sai sangue daquela peça”, ponderou.
Fraga também explicou que
suas criações são estritamente autorais, não se pautam em pequenas tendências;
que sua roupa é algo que vai muito além da moda. “Nem tudo que é feito é para
ser vendido”, finalizou.
Paulo
Borges
Foto: Ronaldo Robeiro |
No dia 30, foi a vez do
diretor criativo do São Paulo Fashion Week (SPFW) e CEO do Grupo Luminosidade,
Paulo Borges, bater um papo com o pessoal da região. Como sempre, Borges levou
muito conhecimento sobre o mercado da moda, em todas as esferas.
A ONDM foi com certeza um evento de extrema importância para fomentar o mercado, principalmente em SC, que tem tudo para se tornar o gigante da moda no Brasil. A próxima edição está marcada para o ano que vem. Nós iremos, com certeza.
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