O estilo navy virou um clássico na moda, entra e sai estação, ele está lá, nem que seja em detalhes. Vamos admitir, a combinação azul + branco e vermelho é tudo de bom! Nos remete a calmaria, o barulho do mar, férias... é aquela peça atemporal, que volta e meia tiramos do armário. Faz jus ao estilo marinheiro, é livre, tem necessidade de partir, mas por onde passa deixa um pouco de si, e acaba sempre voltando para o cais.. Mas como surgiu esse estilo?
As roupas inspiradas no uniforme dos marinheiros, existe desde o final do século 19, sendo primeiramente adotada pelas crianças, em seguida virou símbolo de elegância na Belle Époque e mais tarde serviu de inspiração para a alta costura.
Tudo começou em 1846, nas férias da então rainha da Inglaterra, Vitória. A bordo de seu iate, decidiu vestir as crianças com as roupas iguais a dos marinheiros. Blusa com gola azul + chapéu de palha. Mal sabia ela, que daí surgiria uma moda....
Mais tarde esse estilo passaria também para a aristocracia e burguesia. No começo eram roupas apenas usadas no período de férias. – Mar, azul, clima total de lazer, por isso é um estilo super forte nas coleções resort.- Já em 1880 elas começaram a fazer parte do guarda roupa. Em 1930 vestiam crianças em sua primeira comunhão, festas religiosas e missas.
Já em 1900 o dress code para passear chique pelas orlas dos balneários europeus era o preto, branco ou azul. Camisa com gola marinheiro + listras brancas ou azuis + o bordado de uma âncora sobre a roupa, o uniforme havia virado hit, e qualquer peça que remetesse à Marinha estava “na moda”. Dos passeios, veio a moda praia, com seus maiôs macacões de listras. – um charme!-
Em seguida entra em cena a Primeira Guerra Mundial e Coco Chanel, quem em 1916, ficou conhecida por seus tailleurs em jérsei – tecido usado para a confecção de roupa íntima masculina e também para costurar as camisas dos marinheiros. Visionária que só, Chanel associou esse tecido à gola marinheiro. Surgiram então as roupas fluídas em jérsei inspiradas nas golas dos marinheiros . E aí não parou mais... Veio a calça inspirada nos marinheiros, com a combinação de cores vermelho + azul+ branco. O estilo revisitado por Jean-Paul Gaultier, Yves Saint Laurent, Karl Lagerfeld nas décadas de 50, 60 e 80, e chegamos nos dias de hoje, onde o estilo elegante e clássico navy continua sendo visto nas passarelas pelo mundo a fora. E já que estamos a alguns “passinhos” do verão, nada melhor que investir nesse estilo para arrasar nas areias por ai afora.
Quer incorporar a marinheira?
Seguem algumas dicas:
- Aposte nas listras, nas cores vermelho, azul e branco, em tudo que remeta o mar, como as famosas âncoras dos uniformes da Marinha, além das cordas, ganchos.. Não precisa sair por ai fantasiada, utilize elementos que relembrem esse estilo, como acessórios, ou algum detalhe nas peças.
- As famosas listras. Mas cuidado! Listras horizontais dão a ilusão de uma silhueta maior, então se você está acima do peso, aposte nas verticais para alongar. Misture as listras com tons neutros, aposte na combinação listras + jeans para o verão. Quando usar acessórios listrados, não use as listras na roupa. Equilíbrio é a palavra chave para deixar um look bonito.
- Peças de cintura alta ficam lindas para o estilo navy, assim como acessórios em tons dourados.
- Invista em peças com detalhes dourados nos botões, ilhós.
- Nos pés, as espadrilles são a cara desse estilo.
Se você preferir, invista apenas na make: Olhos azuis e boca vermelha. Quer mais navy que isso?
Ou então,
Aposte em um navy repaginado, urbano. Dê uma fugidinha do clássico e embarque em um navy divertido, moderno e cool.
Para se inspirar:
Todos a bordo?
Uma ótima semana para todos!
Beijo, Beijo.
Manu e Rô.
Nenhum comentário:
Postar um comentário