quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Glossário da Moda (Parte 1) por Villa Ganesha

Nem só de cores, texturas, estampas e formas é feito o universo fashion. Uma língua e um vocabulário específicos resumem cada nova tendência e resumem o que se passa dentro e fora das passarelas.
Fique por dentro do mundo da moda e entenda o que significam estas palavrinhas muitas vezes tão difíceis de entender:

HYPE - O termo em inglês significa "promover usando publicidade exagerada" e "criar interesse por meio de métodos extravagantes ou dramáticos". Na moda, hype é aquilo que, em bom português, está dando o que falar. É o assunto do momento.

TRENDSETTER - Quem ou o que lança tendências.

ESTILO PREPPY - É praticamente o novo nome das patricinhas e mauricinhos. Está associado às roupas e ao comportamento de jovens estudantes que frequentam as tradicionais universidades americanas. Faz refêrencia aos esportes náuticos e de elite, como o golfe, o tênis e o hipismo. A série Gossip Girl reflete bem este estilo e ajudou a disseminá-lo. Camisas pólo, suéteres, cardigãs, peças de alfaiataria, acessórios vintage, tudo isso usado de forma original define o preppy.


MINIMALISMO - Refere-se ao visual mais limpo, com cores neutras e formas sem muitos detalhes.




TRICOT - A palavra francesa, que em português se escreve tricô, se refere a um tecido de malha entrelaçado feito manualmente com o auxílio de agulhas, ou à máquina, e geralmente usado em roupas de frio.

HIT - O que é um sucesso.

BOHO - Deriva da palavra em inglês bohemian, ou boêmio em português. Reflete um estilo não convencional, boêmio. E a boêmia simboliza uma vida alegre e despreocupada, com pouco ou nenhum trabalho. Também inclui referências ciganas.


BIRKIN - Bolsa clássica da Hermès criada para a cantora Jane Birkin.



COOL - Referente ao que é bacana, legal, que está na moda.

COLOR BLOCKING - Misturar itens de cores fortes numa mesma produção. Vale tanto para roupas quanto para a maquiagem.


Look Color Blocking by Villa Ganesha

MODELAGEM - Execução do molde ou modelo em papel ou tecido a partir do qual uma peça de costura será reproduzida. Depois que a roupa está pronta, o termo também serve para descrever suas formas.

CAFTAN - Túnica larguinha que pode ser usada como vestido ou blusa.

HAUTE COUTURE - O termo, em francês, se refere a peças femininas únicas, feitas à mão pelos melhores profissionais, sob medida, com os mais nobres tecidos e apenas na cidade de Paris, na França. Literalmente, significa alta-costura. E não existe alta-costura fora da capital francesa. Nos Estados Unidos, por exemplo, é usada a expressão high fashion e, na Itália alta moda. Em 1910, foi criada a Chambre Syndicale de la Haute Couture, um órgão sindical que regula, defende e define quem são os estilistas que realmente fazem alta-costura. Hoje em dia, no entanto, a expressão se popularizou e, muitas vezes, é usada para se referir a algo de altíssima qualidade, mas não necessariamente de haute couture.

DIOR Haute Couture

Elie Saab Haute Couture

E então, o que acharam? Teremos mais postagens sobre o assunto, pois o glossário é amplo e moda é um assunto que faz girar o mundo, tanto para mulheres como para os homens!
 
Villa Ganesha
Rua Nove de Março, 774
Galeria Nove de Março - Sala 29
Centro - Joinville/SC
47 3028-3563
www.villaganesha.net
 
 
 


Um comentário: