terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Detox já!



Seja depois de uma época de festa, como o carnaval, ou mesmo em tempos de verão em que queremos partir para uma mudança nas atitudes alimentares em busca do corpo perfeito, a dieta Detox cai como uma luva e se enquadra perfeitamente depois de cinco dias de festa.
Eliminar os excessos que estão no corpo, seja da bebida ou da comida vão trazer de volta o brilho do cabelo, o corpo mais enxuto e a disposição. A nutricionista Priscilla Ramos, da Luxe Club&SPA fala tudo sobre essa dieta que virou moda e que ganha cada vez mais adeptos.


Luxe Club & SPA | 47-3398 2508


Objetivo do tratamento
A dieta de detoxificação tem como objetivo eliminar toxinas acumuladas no organismo, oriundas de substâncias nocivas como o consumo de alimentos industrializados, corantes, glutamato monossódico, açúcares, gorduras saturadas e trans, hormônios, adoçantes, produtos light e diet, refrigerantes, medicamentos, álcool, poluentes do ar, tabaco, e estresse.
A detoxificação tem como objetivo melhorar o metabolismo do nosso organismo, auxiliando na perda de peso de forma saudável assim como na melhora de sintomas como enxaqueca, gastrite, inchaço, acne, intestino preso, TPM, além de melhorar o quadro de doenças como resistência  insulina,  diabetes, distúrbios da tireoide, obesidade, hipertensos, dislipidêmicos (colesterol, triglicerídeos alterados), contaminação por fungos (candidíase de repetição e micose), doenças do intestino (chron, diverticulite e síndrome do intestino irritável), doença celíaca, intolerantes a lactose, alergias e hipersensibilidade  alimentares.
A detoxificação é um tratamento alimentar restrito que deve ser realizado sobre orientação de um profissional nutricionista, não é uma “dieta da moda”, e sim um plano alimentar onde o paciente se submete a uma consulta nutricional onde o profissional decidirá se é viável ou não realizar a dieta de detox.
O plano alimentar inclui a retirada de vários alimentos que intoxicam o nosso organismo assim como a inclusão de alimentos detoxificantes.
 Esta dieta deve ser seguida rigorosamente por um período máximo de 3 semanas e em um intervalo de 2 anos, e quando houver necessidade.
É obrigatório em conjunto ao tratamento alimentar fazer uso da suplementação indicada, evitando possíveis carências nutricionais.
Priscilla Ramos - Nutricionista
CRN 6603

Dicas para uma
boa detoxificação


1. Aposte nos alimentos orgânicos, livre de toxinas.
2. O que não pode faltar no seu cardápio – cúrcuma, alho, ervas como alecrim, frutas e legumes da cor roxa e vermelho (amora, cereja, mirtilo, Roma, crawberry, beterraba), pimenta, cebola e chá verde.
3. Consumir diariamente alimentos do grupo das Brássicas - agrião, brócolis, couve chinesa, couve de Bruxelas, couve flor, couve folha, mostarda, nabo, rabanete, rábano, repolho, rúcula, broto trigo, moiashi e broto alfafa.
4. Eliminar os alimentos antinutrientes como café, leite e derivados, glúten (aveia, centeio, trigo, cevada), açúcares (geleias e mel), alimentos industrializados, carne vermelha, peixes como salmão, atum e cação, carnes assadas em carvão como churrasco, alimentos defumados, sal comum em excesso, pães, biscoitos, farinha branca, bolos, macarrão, arroz branco, feijão,
 grão de bico, adoçantes, refrigerantes e álcool.
5. Carboidratos permitidos – inhame, batata doce, mandioca, batata yacon, arroz integral.
6. As ervam frescas são uma ótima opção para diminuir o sal de cozinha. Aposte nas ervas.
7. Substitua sal de cozinha pelo sal marinho ou flor de sal, porém mesmo assim evite o consumo excessivo.
8. Uma dica, inicie seu dia com um copo de suco verde (Couve + folhas hortelã + abacaxi).
9. Consuma chás que ajudam o processo de digestão como erva doce, camomila, boldo, alcachofra, alecrim e hortelã. 
10. Faça um mix de óleos – azeite de oliva extra- virgem + óleo de macadâmia + óleo de gergelim. Armazene em pote ou garrafa de vidro escuro e conserve na geladeira. Esta mistura fica excelente nas saladas e finalização de pratos.
11. Hidrate-se, consuma nos intervalos das refeições água mineral, uma dica você pode usar aniz, frutas desidratas como a maçã, ervas como alecrim, e flores  para aromatizar a sua água.
12. Não realizar a detox no período de suas férias. Mantenha sua rotina.
13. Praticar atividade física sempre sobre orientação de um profissional da área. O suor é uma das vias onde as toxinas são eliminadas, além da atividade física ser coadjuvante na manutenção e perda de peso.
14. Importante durante o tratamento alimentar procurar um profissional da área e realizar sessões de drenagem linfática. A massagem é um outro meio de eliminação de toxinas.
15. A dieta de detox e contra indicado em casos de  Fumantes, usuários de drogas, gestantes , lactante, cardiopata com restrição líquidos e aminoácidos, problema renal comprometido (insuficiência renal), imunodeprimidos  (HIV), pessoas que estiverem em tratamento quimioterápico e/ou  radioterapia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário