sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Trend: Arquitetura de Concreto

Mundo Decor Agosto

Por Evandro Maia  

Pensar em uma bancada de concreto pode ser um tabu para algumas pessoas, mas acredite, ele é o futuro! Poderíamos até chama-lo de “Trend”,  mas ele está na cena há tanto tempo que seria um insulto para um material tão interessante, bonito, maleável, urbano, industrial, moderno e atemporal; com sua incrível capacidade de ser moldado em qualquer formato. O concreto é o simbolo máximo do brutalismo ressurge em formato de alta movelaria.

Ele voltou a ser visto pelos arquitetos e designers como uma peça de decoração “interna” e sua usabilidade vai muito além do piso e fundações, podendo substituir a madeira e pedras nobres.  Ele vira bancada, home, criado mudo e até luminária, basta imaginar o formato e executar, que ele fará o seu papel com perfeição. Quando polido, o concreto  tende a ficar tão brilhante e sóliso quanto uma superfície de granito ou mármore. Além de ter um custo bem inferior, seu preparo é extremamente simples e rápido. A cena fica com um ar mais urbano e jovem.


Hoje, quando se fala no uso do material bruto de cor cinza, a ideia que se tem é de um produto que combina com o estilo contemporâneo e prático, sem perder a elegância, a versatilidade de uso e a facilidade de manutenção. Essas são outras facetas positivas do concreto.

No entanto, algumas características devem ser levadas em conta na hora de optar pelo material. É preciso aceitar que o concreto/cimento queimado apresenta características ''impossíveis de superação'', tais como, microfissuras e nuances também chamadas de manchas. Por isso, recomenda-se lixar e impermeabilizar o concreto como medida preventiva. 

Recomendações:

● Caso apareçam bolhas durante a execução, devem ser estouradas e retocadas com a própria desempenadeira de aço;

Para dar acabamento brilhante, aproximadamente sete dias depois é recomendável aplicar produto selador para concreto, impermeabilizantes à base de poliuretano, vernizes especiais para piso e cera para ardósia ou cera líquida transparente. A ação ajuda a fechar os poros, protegendo-os da umidade;

Piso de cimento queimado não é indicado em áreas molhadas e externas, pois deixam a superfície escorregadia;

O pó utilizado para queimar o concreto deve estar seco e ser bem misturado. Caso a mistura não seja homogênea, há risco de aparecerem manchas;

Para obter colorações diferenciadas, adicione à argamassa bases corantes na proporção indicada pelo fabricante. Recomenda-se a execução de uma pequena área experimental na qual será feito o acerto da proporção de cimento e pigmento a ser empregado;

Em áreas externas, o cuidado com a cura deve ser redobrado, pois se a argamassa secar muito rápido podem ocorrer microfissuras por retração. 
É imprescindível consultar um arquiteto antes da execução do projeto, para a sua perfeita execução.


 Algumas ideias de ambientes com concreto:

 






Capa do caderno de decoração agosto 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário