segunda-feira, 19 de outubro de 2015

SC na mira dos grandes eventos de Moda - ONDM

Por Gerusa Florencio
Foto: Ronaldo Ribeiro

A maior conferência de moda do Brasil – O Negócio da Moda (ONDM) – aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro. O Maria’s em Camboriú foi o local escolhido para a ocasião tão importante, que reuniu grandes nomes do mercado da moda brasileira e catarinense. Nós acompanhamos todas as palestras do dia 29, que levantaram debates enriquecedores para o mercado.
Exposições. Foto: Ronaldo Ribeiro
A ONDM trouxe grandes referências da moda, através de talk shows com profissionais renomados das áreas de mercado, marketing e criação. O fato de sermos o segundo maior polo produtor de moda do país, sem dúvida, foi um fator relevante para a locação do evento. A ocasião proporcionou ampla troca de conhecimento, além da oportunidade para pequenas, médias e grandes empresas e também entidades, se conectarem.

Para dar início à programação, subiu ao palco, Marcelo Caetano, da Revista Venda Mais. Uma hora depois começou o primeiro talk show, mediado pela colunista de economia, Estela Benetti. Um dos participantes, o presidente da câmara de moda da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), Sérgio Pires, apontou dados relevantes da indústria da moda brasileira “Hoje apenas 15% do consumo do varejo é importação, o restante é produzido aqui”, afirmou.
A jornalista Estela Benetti comandou o talk sobre Mercado. Foto: Ronaldo Ribeiro
A tarde continuou com o talk sobre marketing, mediado pela jornalista Laura Coutinho. Os profissionais, Claudio Booz, diretor criativo da Raphaella Booz, Edson Amaro da Cia. Hering, Priscila Damiani da Lança Perfume, Edinho Vasquez da Dudalina, Jordana Damiani da Damyller e Fransérgio Martins da Carmen Steffens, debateram sobre o atual cenário do marketing para as marcas que representam. Claudio Booz comentou que a RB identificou a necessidade de aliar-se cada vez mais à criação, e falou sobre o seu maior desafio. “O tempo é a nossa maior pressão, mas temos uma equipe fantástica, muito comprometida”.
Diretor criativo da Raphaella Booz, Claudio Booz, falou sobre os desafios. Foto: Ronaldo Ribeiro
Estilo também foi pauta na ONDM. O bate-papo reuniu grandes estilistas como, Juliana Jabour, diretora criativa da Lez a Lez, Tatiane Lehmann da Dimy e Alisson de Vito, da Dal Costa.

A noite fechou com chave de ouro, com a presença dos grandes estilistas Fernanda Yamamoto e Ronaldo Fraga, que compartilharam suas experiências. O talk mediado pela editora sênior de moda da Revista Elle Brasil, Renata Piza, trouxe à tona debates importantes para o mercado da moda, como por exemplo, a exploração da mão de obra, que ocorre principalmente nas fast fashions.
Renata Piza, Ivan Jasper, Fernanda Yamamoto e Ronaldo Fraga. Foto: Gerusa Florencio
Na ocasião Ronaldo Fraga ressaltou que infelizmente, ainda, falta a educação para o brasileiro no quesito cultura de moda, e esse é um fator que necessita de atenção, principalmente por parte do governo. O estilista completou que muitas pessoas não sabem a origem das roupas que compram, e desconhecem sobre o processo. “Quando você compra uma saia de R$ 60 (por exemplo), não tem ideia de quanta exploração passou por ali, sai sangue daquela peça”, ponderou.

Fraga também explicou que suas criações são estritamente autorais, não se pautam em pequenas tendências; que sua roupa é algo que vai muito além da moda. “Nem tudo que é feito é para ser vendido”, finalizou.

Paulo Borges
Foto: Ronaldo Robeiro

No dia 30, foi a vez do diretor criativo do São Paulo Fashion Week (SPFW) e CEO do Grupo Luminosidade, Paulo Borges, bater um papo com o pessoal da região. Como sempre, Borges levou muito conhecimento sobre o mercado da moda, em todas as esferas.


A ONDM foi com certeza um evento de extrema importância para fomentar o mercado, principalmente em SC, que tem tudo para se tornar o gigante da moda no Brasil. A próxima edição está marcada para o ano que vem. Nós iremos, com certeza.

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