sexta-feira, 31 de julho de 2015

O apartamento dos sonhos em 30 metros quadrados

Do meu Jeito
Mundo Decor Julho 2015
Por Gerusa Florencio


Hoje em dia, os ambientes bem decorados, vão muito além da moda e das tendências de arquitetura e design, eles tornaram-se objeto de desejo da maioria das pessoas. Quem não deseja um lar maravilhosamente decorado a seu gosto, com um layout prático, além da harmonia para desfrutar de momentos de prazer ou descanso, sozinho, ou com a família e amigos?

Foi o que fez o designer de interiores, Willian Agostinelli, de Joinville. O rapaz usou 100% da sua criatividade para transformar o seu pequeno apartamento de 30 metros quadrados no lar dos sonhos. Limitações como os pontos elétricos e hidráulicos não foram obstáculos suficientes para ele, que após uma pequena reforma mudou todo o layout do imóvel, que foi o grande ponto de partida para tirar o projeto do papel.



Willian conta, que ousou nos elementos e acabamentos e que o grande segredo, foi o aproveitamento de cada cantinho do apartamento e a utilização de móveis com dupla função. O box da cama serve como baú, o sofá vira cama e o painel na sala, se torna uma mesa com quatro lugares. “Tornei o apartamento mais funcional para o dia a dia”

A sala que é o ponto de entrada é composta por uma cartela de cores mais clara e espelhos, para ampliar o recinto. Bege, dourado, cinza e concreto estão entre os tons utilizados. Sem falar no tapete de couro de vaca. “Nelore entra para dar conforto e requinte ao ambiente”. Já na cozinha que é o coração do imóvel, foi feito cimento queimado nas paredes com duas bancadas de apoio, uma delas para lanche rápido com banquetas estilo industrial, na cor amarela.

No banheiro, todo o revestimento antigo foi substituído por porcelanato, vinílico carrara nas paredes e pontos de iluminação. Dentro do box, um nicho decorativo apoia os produtos de higiene. E o quarto – cantinho preferido de Willian – em tons de chumbo, prata e cinza, com pendente dourado, traz um pouco do mood american style com o lambri na cabeceira. Também há um belo mural de quadros e o papel de parede, que ele trouxe da última viagem à Nova York. Willian conta que o cantinho da leitura, em frente ao espelho é o seu predileto. “Aqui leio, relaxo e crio meus croquis. Nesse lugar sinto uma paz e isso me ajuda muito a liberar a mente para criar”, declara. Todo o conforto fica por conta das peças de design.

Paralelo ao seu projeto, o designer dá a dica do que não pode faltar em um ambiente criado exclusivamente para um homem que vive sozinho. Segundo ele, coisas práticas e com lugares definidos não podem faltar para um solteirão, o que ajuda bastante no cotidiano para uma boa organização. Um layout bem definido otimiza a vida de quem mora sozinho. “Mas um bom sofá, uma TV e uma geladeira farta (principalmente de bebidas) para receber amigos, isso com certeza não pode faltar”, brinca.



Willian Agostinelli é designer de interiores há mais de sete anos, é estudante de arquitetura e urbanismo na Univille, em Joinville, já realizou alguns cursos em Nova York e se especializou em “Luminotécnica para Interiores”, em São Paulo. Ele diz que de todos os projetos que já fez, esse é o seu preferido. “Nele pude colocar 100% da minha personalidade e conciliei alguns estilos que me agradam, para deixar todos os espaços com funcionalidade e estética harmônicas”.


Ele também comenta, que gosta de pesquisar e aprender sobre todos os estilos, brincar com formas e cores, ousar nos elementos e principalmente, mesclar o moderno com o vintage. “Acho que torna o projeto muito mais personalizado e charmoso”. Willian procura sempre se atualizar e buscar inspirações para os seus projetos. “Gosto do que é ousado e foge do tradicional, adoro inovar no que faço”. Exemplo disto, é que o designer investe em iluminação, algo que para ele não pode faltar, além de criar cenas para vários tipos de ocasião, ampliando as possibilidades de uso dos espaços.  “Aqui em casa não é diferente, cada ambiente tem pelo menos três tipos de cenas, que variam conforme a recepção que faço”.

Fotos: Crisleine Pruch

2 comentários: